Blog

Restrinja a inserção de determinados tipos de dados em células

A validação de dados é um dos mais excelentes recursos do Excel. Consiste em configurar o programa para restringir a inserção de determinados tipos de dados em células, de acordo com critérios específicos.

A validação de dados é muita utilizada para a criação de listas suspensas, mas aqui vamos tratar de outras utilidades interessantes, como limitar, em uma célula ou intervalo de células, a quantidade de caracteres, permitir somente data, número decimal, número inteiro etc. No exemplo do passo a passo a seguir, você verá como configurar uma célula

para que ela receba somente um número inteiro para a idade (mínima e máxima), bem como a data de nascimento e a altura de um hipotético participante de um evento. Nesse caso, a validação de dados permitirá que somente este tipo de dado seja inserido, e que esteja dentro dos parâmetros estabelecidos. Não se trata de bloqueio de células, mas de controlar o que pode ser inserido nelas, permitindo exclusivamente valores possíveis.

Se uma célula for configurada para receber, por exemplo, um número decimal, ela não irá aceitar um número inteiro.

PASSO A PASSO Configure a validação de dados

  1. Selecione as células

Para seguir nosso tutorial, crie uma planilha como a de nosso exemplo. Depois, selecione a célula para validar (neste momento, selecionamos a célula à frente de Idade). Em seguida, na guia Dados, no grupo Ferramenta de Dados, clique em Validação de Dados.

3. Dados

Feito isso, nas caixas abaixo (que podem variar conforme suas escolhas acima), estabeleça a regra segundo os critérios escolhidos em Permitir e em Dados. Digamos que, se você escolheu Número inteiro e definiu está entre (como em nosso exemplo), em Mínimo, digite o valor inicial (por exemplo 18) e, em Máximo, digite o valor máximo (por exemplo, 35). Depois dê OK.

5. Alerta de erro

Clique na guia Alerta de erro e especifique uma mensagem para ser exibida toda vez que você digitar um valor que não esteja  dentro dos parâmetros. Em Estilo, escolha o tipo de ícone de alerta e, em Título e em Mensagem de erro, digite o que deseja que seja exibido quando a célula em questão receber um dado inválido. Ao final, dê OK.

2. Estabeleça a regra

Agora, na guia Configurações, na caixa Permitir, escolha uma validação (em nosso exemplo, optamos por Número Inteiro porque a célula em questão receberá um número inteiro). Em seguida, sob Dados, escolha um critério – por exemplo, está entre (para permitir uma faixa de valor), é igual a (para aceitar somente um valor) ou é menor que (para permitir somente valores do que um estabelecido). A nossa opção foi está entre.

4. Mensagem

Agora, clique na guia Mensagem de Entrada e, em TítuloMensagem de Entrada, digite tanto o título como o texto para serem exibidos quando você selecionar a célula em questão.

6. Janela Configurar Página

Para conferir se tudo foi configurado corretamente, clique na célula em questão e tente digitar algo fora dos paramentos estabelecidos – por exemplo, um valor abaixo de 18 ou acima de 36, cuja regra foi aplicada no passo 3. Nese caso, você verá a sua mensagem de alerta de erro. Para as demais células de nosso exemplo, escolha a validação de dados conforme o tipo de dados a ser inserido (data, decimal, etc.).